Os trabalhadores da categoria do Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro. Estabelecimentos de Hospedagem, Gastronomia, de Refeição Coletiva, Casa de Diversões do Estado do Piauí, (Sintshogastro-PI) tiveram mais uma conquista neste mês de maio de 2009. O piso da categoria teve um aumento de 12,5 %, valendo a partir de 1º de maio.
O sindicato dos Hoteleiros representado no Piauí pelo Sintshogastro-PI começou a campanha salarial ainda no mês de abril. A mesa de negociação ocorreu no dia 27 no Diretório Regional do Trabalho (DRT) onde ficou acordado o reajuste de 12,5 por cento ao salário da classe que ganha até um salário mínimo e para quem ganha acima do piso um reajuste de 7 por cento.
Para José de Maria, presidente do sindicato, a categoria sempre quer mais do que é estabelecido pela DRT, no entanto o momento da crise mundial permite dizer que o reajuste foi mais uma das vitórias.
“Com a crise a situação ficou complicada até mesmo para sentar à mesa de negociação, mas conseguimos um acordo excelente diante outras classes que só fecharam em 5% . Nosso reajuste foi de 12,5%, um valor bem relevante quando comparado a outras conquistas sindicais” comenta o presidente José de Maria.
O Sintshogastro reúne 36 categorias, sendo elas:
Trabalhadores em Hotéis, Motéis, Hotéis Residências, Flat’s, Pousadas, Pensões, Hospedarias, Apart-Hoteis, Lavanderias, Cozinha Industrial, Refeições Coletivas, Restaurantes, Churrascarias, Pizzarias, Buffet’s, Self-Service, Fast-Foods, Trailers, Lanchonetes, Botequins, Danceterias, Boates, Parques de Diversões, Barracas de Praia, Pastelarias, Bares, Cafés, Sorveterias, Casas de Chá, Cantinas, Clubes, Casas de Diversões, Casas de Show e de Chopp.