sábado, 16 de maio de 2009

Trabalhadores vão às ruas em mobilização ao Dia 1° de Maio

Por algumas horas o trânsito no centro de Teresina foi interrompido por trabalhadores que fizeram uma manifestação na tarde desta quinta-feira (30) em prol do Dia do Trabalhador que é comemorado no 1° de Maio. Durante a passeata os trabalhadores levavam faixas, bandeiras e entre os gritos de luta diziam “Chega de demissões”.
Os trabalhadores lembram a data 1° de Maio, com o tema “Pelo Desenvolvimento com Trabalho, Renda e Direitos”.
A passeata teve a concentração às 15 horas na Praça da Liberdade, com exposição das entidades. Às 16 horas começou a caminhada pelas ruas, 24 de janeiro, Lisandro Nogueira, Rui Barbosa e Paissandu até a Praça Pedro II. Ainda às 17h30min para o encerramento da mobilização houve show com apresentações dos movimentos organizados como, Capoeira, Umbanda, Coisa de Negros, entre outros.

Dia do Trabalhador no Brasil
Até o início da Era Vargas (1930-1945) certos tipos de agremiação dos trabalhadores fabris eram bastante comuns, embora não constituísse um grupo político muito forte, dado a pouca industrialização do país. Esta movimentação operária tinha se caracterizado em um primeiro momento por possuir influências do anarquismo e mais tarde do comunismo, mas com a chegada de Getúlio Vargas ao poder, ela foi gradativamente dissolvida e os trabalhadores urbanos passaram a ser influenciados pelo que ficou conhecido como trabalhismo.
Até então, o Dia do Trabalhador era considerado por aqueles movimentos anteriores (anarquistas e comunistas) como um momento de protesto e crítica às estruturas sócio-econômicas do país. A propaganda trabalhista de Vargas, sutilmente, transforma um dia destinado a celebrar o trabalhador no Dia do Trabalhador.

Tal mudança, aparentemente superficial, alterou profundamente as atividades realizadas pelos trabalhadores a cada ano, neste dia. Até então marcado por piquetes e passeatas, o Dia do Trabalhador passou a ser comemorado com festas populares, desfiles e celebrações similares. Atualmente, esta característica foi assimilada até mesmo pelo movimento sindical: tradicionalmente a Força Sindical (uma organização que congrega sindicatos de diversas áreas, ligada a partidos como o PTB realiza grandes shows com nomes da música popular e sorteios de casa própria. Aponta-se que o caráter massificador do Dia do Trabalhador, no Brasil, se expressa especialmente pelo costume que os governos têm de anunciar neste dia o aumento anual do salário mínimo. (*Fonte: Wikipédia)