terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Acordo na legalização da Nova Central no Piauí deve sair em Janeiro

Na segunda semana de janeiro a direção da Nova Central Sindical de Fortaleza deve vir à Teresina para tratar assuntos referentes a legalização da Nova Central Sindical no Piauí, já instalada em Teresina.

Na última sexta-feira (11) a direção e presidente do Sindicato do Sintshogastro-PI estiveram em Fortaleza para discutir o assunto. Na reunião foi colocado em pauta o funcionamento legal da Nova Central no Piauí e que é preciso o desmembramento da Central em Fortaleza com o Piauí, que hoje funciona ainda de acordo comum.

Com a vinda da direção da Nova Central de Fortaleza para Teresina os sindicatos devem organizar a situação burocrática como também onde irá ser o prédio sede.

Atualmente o vice-presidente da Nova Central em Fortaleza, José Maria, também presidente do Sintshogastro-PI, está participando da discussões afim de chegar um acordo na legalização da Nova Central em Teresina, para que o Piauí passe a ser um dos estados a ter mais um apoio e uma organização a favor do trabalhador.

“Temos interesse em que a Nova Central seja legalizada no Piauí para que o trabalhador tenha mais uma casa a seu favor e que possa lhe representar, lutando pelos seus direitos” fala o vice-presidente da Nova Central em Fortaleza e presidente do Sintshogastro-PI, José Maria.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Sintshogastro-PI em Brasília na luta pela redução da Jornada de Trabalho

Dia 11 de novembro do ano corrente de 2009, o Sintshogastro-PI foi com seu presidente, José Maria, diretora Cláudia Rodrigues e Auxiliar Administrativa, Gianni Carla, à VI Marcha em Brasília para participar da passeata na Esplanada dos Ministérios reivindicar a Redução da Jornada de Trabalho.




A Marcha trata da votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduz de 44 para 40 horas a jornada semanal dos trabalhadores. Cerca de 20 mil trabalhadores estiveram unidos na luta, segundo a Polícia Militar.
O presidente do Sintshogastro-PI,José Maria, esteve também reunido em Assembléia com a direção da Contratuh, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade, que representa a classe dos hoteleiros.
Para os diretores do Sintshogastro-PI, a Marcha da Classe Trabalhadora é importante no sentindo de unir todas as categorias e centrais sindicais por uma luta comum, onde todos estão na mesma sintonia.
Veja fotos do Sintshogastro-PI na VI Marcha dos Trabalhadores em Brasília:
- Diretora do Sinstshogastro-PI com o Metre Anselmo do Hotel San Marcos
- Diretora do Sintshogastro-PI, Claúdia e Auxiliar Administrativa do Sinthosgastro-PI Carla com trabalhadoras do Sindicato dos Hoteleiros de Fortaleza, Marcilene e Rita de Cássia.
- Assembléia com Contratuh - Presidente do Sinstshogastro - PI, José Maria participa.

- Presidente do Sintshogastro-PI, José Maria com o Presidente do Sindicato Hoteleiro de Canindé - (CE), Vagner.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Sintshogastro-PI representa o Piauí na Marcha pela redução da jornada de Trabalho em Brasília

Os presidentes das centrais sindicais se encontraram no dia 11 de novembro com o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, e com o presidente do Senado, José Sarney, para tratar da votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduz de 44 para 40 horas a jornada semanal dos trabalhadores.

Cerca de 20 mil trabalhadores, segundo a Polícia Militar, participaram de passeata na Esplanada dos Ministérios para reivindicar a redução da jornada. Entre as categorias o Sindicato "Sintshogastro- Piauí que representa os trabalhadores de bares, restaurantes e similares de Teresina também participaram do evento.

As centrais querem que Michel Temer tente conciliar as negociações entre trabalhadores e empresários e chegue a uma proposta comum para ser colocada em votação. Segundo o presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva, os empresários são contrários à redução da jornada.

O presidente do Senado, José Sarney, afirmou que é a favor da PEC e que colocará o projeto em votação tão logo chegue à Casa. Segundo o presidente da Força Sindical, Sarney lembrou que foi em seu governo, em 1988, quando era presidente da República, que foi reduzida a jornada semanal de trabalho de 48 para 44 horas, em vigor atualmente.

O presidente da CUT, Artur Henrique da Silva Santos, afirmou que também foi tratado com Sarney a agilização da aprovação pelo Senado da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), já aprovada pela Câmara dos Deputados, por acordo de liderança.

O documento da OIT, segundo Arthur Henrique, estabelece negociação coletiva no setor público em todos os níveis, municipal, estadual e federal.

Ele afirmou que há greves que duram de dois a três meses apenas para que os trabalhadores consigam entregar uma pauta de reivindicações ao empregador. A Convenção 151, segundo defende Arthur Henrique, garante democracia nas relações dos trabalhadores com o estabelecimento de data-base e espaço para as negociações.

O presidente da CUT afirmou que, apesar de algumas diferenças ideológicas, as centrais sindicais sempre se unem para defender interesses comuns dos trabalhadores, como ocorreu hoje durante a 6ª Marcha da Classe Trabalhadora, realizada em Brasília. O evento, segundo ele, é uma mostra de maturidade política.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Começam as mobilizações sindicais para o Dia da Mulher. SINTSHOGASTRO participa do evento

O Sintshogastro-PI vai participar da Marcha das Mulheres, envolvendo organizações sindicais representada pela CUT – Central Única dos Trabalhadores. Aconteceu no dia 4 de novembro a primeira reunião entre CUT e representações sindicais de diversas categorias, entre elas destaca-se o Sintshogastro-PI que abrange a hotelaria, bares, restaurantes e similares, que possuem na sua grande maioria trabalhadoras femininas.

A próxima reunião será dia 17 de novembro na sede do Sintetro-PI, onde devem ser elaboradas e definidas datas e atividades que farão parte da programação do evento. A mobilização da Marcha da Mulher terá um calendário extenso quanto as atividades.A mobilização chama atenção para os problemas relacionados a mulher, como por exemplo a violência. O dia “D” da manifestação será no dia 08 de março, data que comemora o dia da Mulher.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Garçons de Teresina realizam II Campeonato de Futsal



O II Campeonato de Futsal dos trabalhadores da categoria hoteleira, bares e restaurantes começa no próximo domingo (18). A primeira etapa dos jogos serão quatro partidas. São oito times disputando o campeonato. Todos os jogos vão ocorrer no ginásio Poli-Esportivo Tiradentes, na Matinha, mais conhecido como quadra do RONE.

No campeonato todos os jogadores são trabalhadores do setor hoteleiro, bares e restaurantes. Os grupos ficaram divididos de acordo com a empresa que representam:

Matize x Planeta Diário – Dia 18/10
Churrascaria Rezende x Churrascaria Brasileira – Dia 19
Casarão x Teresina Grill – Dia 25
Malagueta x Cajuína – Dia 26

Os juízes que vão apitar os jogos foram escalados com o quadro da Semel. O II Campeonato de Futsal da categoria dos trabalhadores em hotelaria, bares e restaurantes é organizado pelo SINTSHOGASTRO/PI que representa toda classe.

Para o organizador do evento, Leonilton Santos, a iniciativa do sindicato é importante por mobilizar os trabalhadores no sentido de levar a interatividade entre a categoria.

“O garçom ao participar do campeonato além de ter o momento de lazer, entende que o sindicato existe não só para atendê-lo nas situações de luta pelos seus direitos e representá-lo no Ministério do Trabalho, mas também para proporcionar outros benefícios, e um deles é a qualidade de vida no dia a dia do trabalhador” diz o organizador do evento.
Após a primeira etapa do II Campeonato de Futsal os times selecionados serão classificados em primeiro, segundo e terceiro lugar no estilo de jogos mata-mata.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Lei permite fechar motéis que hospedem menores de idade desacompanhados

A nova lei que permite fechar definitivamente hotéis, motéis e pensões flagrados com crianças ou adolescentes desacompanhados ou sem autorização dos pais irá contribuir para a melhor imagem do país no mundo. A avaliação é da Coordenadora Geral do Programa Turismo Sustentável e Infância (TSI) do Ministério do Turismo (MTur), Elisabeth Bahia.

A lei, sancionada no dia 1º de outubro, permite que a polícia feche o local caso haja reincidência em período inferior a 30 dias. Antes, quando havia o primeiro flagrante, o estabelecimento era multado. Ao reincidir, o local era interditado por 15 dias. A medida pretende reduzir a exploração sexual de menores em estabelecimentos que destinam facilitar a prostituição infantil.

O MTur desenvolve, desde 2004, projetos de combate a exploração sexual de crianças e adolescentes no Turismo com o Programa Turismo Sustentável e Infância (TSI).

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Sintshogastro/PI realiza Festa do Dia das Crianças em Teresian e Parnaíba

O SINTSHOGASTRO-PI promoverá neste ano de 2009 no dia 12 de outubro uma grande festa para as crianças. As famílias que são associadas ao Sintshogastro/PI vão poder comemorar o Dia das crianças em grande estilo, numa manhã de lazer, com várias atividades esportivas, brincadeiras, disrtibuição de presentes entre outras surpresas.

Esta é uma comemoração ao dia das crianças com objetivo de fortalecer a célula de maior importância na sociedade, A FAMÍLIA, assim promovendo a confraternização entre pais e filhos.

A festa acontece dia 12 de outubro de 2009, a partir das 9 horas. Em Teresina a festa acontece no River Atlético Clube e em Parnaíba no Sesc Beira Rio.

Na Festa das Crianças haverá música ao vivo com Banda Forrozão, em Teresina e Banda Sintonia em Parnaíba. Ainda para as crianças haverá brincadeiras com palhaço, distribuição de picolés e brinquedos para toda a meninada e a escolha do Rei e Rainha Mirim. Para completar o lazer a piscina será liberada para as crianças.

O associado não paga nada para participar do evento. O não sócio contribui com um valor simbólico de R$ 3,00.

Trabalhador participe da Festa do seu sindicato e traga sua família para comemorar o Dia das Crianças!!!

DIA 12 DE OUTUBRO PARTICIPE DA FESTA DAS CRIANÇAS DO SINTSHOGASTRO EM TERESINA E PARNAÍBA!!!

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

SINTSHOGASTRO/PI capacita trabalhadores

O Sindicato está oferecendo curso de Informática Básica onde será ministrado os conteúdos:

Sistema Operacional Windows XP
Carga horária: 40 h

Processador de Textos WORD
Carga horária:30h

Planilha Eletrônica Excel
Carga horária 30h

Internet Explorer
Carga horária:20h

Power-Point
Carga horária: 16h

Associado ao Sintshogastro/PI o investimento é de R$ 180,00 ou 3 x de R$ 60,00
Para não associado de R$ 240,00 ou 3 x de R$ 80,00


Para mais informações entre em ocntato com o sindicato: 3223-5816

Trabalhador exija seu Direito! A Carteira de Trabalho é a sua garantia

Instituída pelo Decreto nº 21.175, de 21 de março de 1932 e posteriormente regulamentada pelo Decreto nº. 22.035, de 29 de outubro de 1932" a Carteira de Trabalho e Previdência Social tornou-se documento obrigatório para toda pessoa que venha a prestar algum tipo de serviço a outra pessoa, seja na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária ou mesmo de natureza doméstica.


A Carteira de Trabalho e Previdência Social é hoje, por suas anotações, um dos únicos documentos a reproduzir com tempestividade a vida funcional do trabalhador. Assim, garante o acesso a alguns dos principais direitos trabalhistas, como seguro-desemprego, benefícios previdenciários e FGTS.


Em seus 74 anos de existência, a carteira de trabalho sofreu várias modificações. No início surgiu como carteira profissional em 1932, sucedendo a carteira de trabalhador agrícola, instituída por decretos assinados nos anos de 1904 a 1906. Já a Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS, que substituiu a carteira profissional, foi criada pelo decreto-lei n.º 926, de 10 de outubro de 1969.


A CTPS contém informações sobre a qualificação e a vida profissional do trabalhador e anotações sobre sua filiação ao Instituto Nacional de Seguridade Social - INSS.A história é mais antiga. Em 1891, o Presidente da República, Marechal Deodoro da Fonseca, assinou decreto que permitia ao ministro Cesário Alvim exigir que as fábricas registrassem em um livro as matrículas de menores trabalhadores, contendo as primeiras informações sobre esses jovens.


Na nova carteira de trabalho - CTPS emitida por meio informatizado - é valorizada a segurança contra fraudes. O documento possui capa azul em material sintético mais resistente de que o usado no modelo anterior é confeccionado em papel de segurança e traz plástico auto-adesivo inviolável que protege as informações relacionadas à identificação profissional e à qualificação civil do indivíduo, que costumam ser as mais falsificadas.Tais mudanças contribuíram para assemelhar muito a nova CTPS ao passaporte. Na verdade, a carteira de trabalho não deixa de ser um passaporte para que o cidadão tenha protegidos direitos trabalhistas e previdenciários, como salário regular, férias, décimo-terceiro salário, repouso remunerado e aposentadoria. A cor da carteira de trabalho do estrangeiro no Brasil passa a ser verde e não azul, como a dos brasileiros.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Trabalhadores recebem visita do Sintshogastro/PI

Sindicato visita trabalhadores distribuindo informativos e levando informação das ações e conquistas do Sintshogastro/PI.




Seja filiado ao seu sindicato e torne sua categoria mais forte, exigindo seus direitos como trabalhador!

sábado, 15 de agosto de 2009

Trabalhador pode denunciar patrão à Justiça por assédio moral


O trabalhador, hoje, pode denunciar o assédio moral que eventualmente venha sofrer de gestores autoritárias. Para fazer a denúncia, ele deve procurar o espaço que tenha confiança, como o seu sindicato. O Ministério Público atua somente nos casos em que há interesse coletivo. De um modo geral, busca-se um acordo antes de se ingressar com uma ação na Justiça.

De acordo com os especialistas, se o assédio for individual, o trabalhador deve procurar um advogado. Colegas de trabalho podem ser usados como testemunha, o que representa uma dificuldade, pois muitos não testemunham contra a empresa por receio de perder o emprego.

O e-mail pode ser aceito como prova, destacam os especialistas. Uma agravação, em princípio ilícita, pode ser aceita como prova lícita se for a única forma de o trabalhador confirmar o assédio, diz o procurador Wilson Prudente. O trabalhador deve ainda registrar em um caderno, dia após dia, tudo o que ocorre no trabalho, em detalhes.

Laudos de tratamentos médicos e uso de medicamentos também podem ser usados como prova. O mesmo vale para o caso em que o trabalhador tenha se submetido à terapia por causa da perseguição de assédio moral.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Associados recebem visita do Sintshogastro

Evan's Motel

Lanvanderia Aeroporto

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2009/2011

CLÁUSULA PRIMEIRA - VIGÊNCIA E DATA-BASE - As partes fixam a vigência da presente Convenção Coletiva de Trabalho no período de 1º de maio de 2009 a 30 de abril de 2011 e a data-base da categoria em 1º de maio.
CLÁUSULA SEGUNDA - ABRANGÊNCIA - A presente Convenção Coletiva de Trabalho abrangerá a(s) categoria(s) profissionais e econômicas convenientes nas cidades de Teresina, Altos, Piripiri, Barras, ESperantina, Regeneração Floriano, Picos e São Raimundo Nonato, com abrangência territorial em Altos/PI, Barras/PI, Esperantina/PI, Floriano/PI, Picos/PI, Piripiri/PI, Regeneração/PI, São Raimundo Nonato/PI e Teresina/PI.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

ATENÇÃO TRABALHADOR / SINTSHOGASTRO/PI

CONVENÇÃO COLETIVA 2009/2011

PISO ---------------------------------------------R$ 495,00

QUINZENAL-------------------------------------R$ 247,50

ADICIONAL NOTURNO INTEGRAL – 22:00 às 5:00hs ---R$ 99,00 (20%)

ADICIONAL NOTURNO HORA ----------------------------R$ 0,45

UM DIA DE TRABALHO----------------------------------- R$ 16,50

HORA NORMAL--------------------------------------------R$ 2,25

HORA EXTRA----------------------------------------------R$ 3,37

HORA EXTRA DOBRADA----------------------------------R$ 4,50

QUEM GANHA ACIMA DO SALÁRIO----------------------R$ 7%

SALÁRIO FAMÍLIA PARA QUEM GANHA ATÉ R$ 500,40---R$ 25,66

SALÁRIO FAMÍLIA PARA QUEM GANHA DE R$ 500,41 ATÉ R$ 752,18 ---R$ 18,05


CONTRIBUIÇÕES

CONFEDERATIVA ------------2,5% (11 MESES, EXCETO MAIO)

ASSISTENCIAL---------------5% (MAIO)

SINDICAL--------------------UM DIA DE SERVIÇO (ABRIL)

CÓDIGO SINDICAL----------03074

MR SITE MINIST DO TRABALHO ------0206082009

Advogados Associados atendem no Sintshogastro/PI

O Sintshogastro/PI fechou uma parceria com o escritório Advogados e Associados com objetivo de melhor atender o seu associado. Os advogados, Emerson Ferreira, Sâmia Rachel e Hilda Glícia vão estar no sindicato nas terças, quarta e sextas-feiras a partir das 08 horas até as 11 horas.

Além dos atendimentos no sindicato, aquele associado que tiver necessidade em ser atendido em outros horários, pode procurar o escritório que fica localizado na rua Tersandro Paz nº 2522, bairro Piçarreira (próximo a Justiça do Trabalho) e entrar em contato também pelos telefones (86) 3221-43-58 ou 991-46-50.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Sintshogastropi expande apoio as categorias com nova sede

O Sintshogastropi abriu uma nova sede para os trabalhadores afiliados O prédio vai tratar assuntos administrativos e atender também a categoria que precisa de auxilio do sindicato.

A nova sede, é localizada na rua 13 de Maio, centro Norte, n- 1221/A. Os dois prédios ficam próximos, o que facilita o deslocamento de um para outro.

A antiga sede ainda continua a funcionar, mas servindo como sindicato de apoio ao trabalhador no atendimento a saúde, como também na parte jurídica.

O telefone de contato da nova sede é o 3223-5816.




domingo, 28 de junho de 2009

Trabalhadores comparecem reunião que viabilizará o sonho da casa própria

Nos últimos dias 20 e 22 de junho no auditório da Fetag ocorreu a reunião do Sintshogastropi com os trabalhadores da categoria, sobre o projeto da casa própria. O sindicato mai suma vez se mobiliza a favor da categoria oferecendo a oportunidade ao trabalhador para que realize o sonho da casa própria.

O projeto tem parceria com o programa do Governo Federal, Crédito Solidário. O sindicato de contra partida investiu o valor de R$ 5 mil reais para que desenvolva o projeto e assim os trabalhadores possam se cadastrar a fim de conseguir ter seu próprio imóvel.

Na reunião houve a presença dos trabalhadores e também do representante da Proconsul que está a frente do projeto com o Sintshogastropi.

Foram dois dias de reunião, mas aquele trabalhador que não compareceu ainda pode entrar em contato com o sindicato para ter mais esclarecimentos a respeito do projeto.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Sintshogastropi realizará reunião sobre projeto que beneficia trabalhador com a casa própria

O Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro, em Estabelecimento de Hospedagem, de Gastronomia, de Refeições Coletivas e Casas de Diversões do Estado do Piauí, (SINTSHOGASTROPI), convida todos os trabalhadores da categoria para uma reunião no dia 20 e 22 de junho no auditório da FETAG, localizado na avenida Frei Serafim, n° 1884, para informar sobre o cadastramento das pessoas interessadas em adquirir a casa própria através do sindicato em parceria com a Proconsul e Caixa Econômica Federal.

O programa que oferece a casa própria ao trabalhador faz parte do Governo Federal, que viabiliza o imóvel através do programa “Crédito Solidário” e com a contrapartida do órgão incentivador, Sintshogastropi.

Para mais esclarecimentos sobre como participar desta oportunidade de realizar o sonho da casa própria, o trabalhador deve comparecer ao evento que acontece no auditório da FETAG nos dias 20 e 22 a partir das 17 horas. Na reunião todas as dúvidas sobre como adquirir a casa própria serão esclarecidas por representantes da Caixa Econômica Federal e Direção do Sintshogastropi.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Trabalhadores disputam I Campeonato de Futsal do Sintshogastropi

O Sintshogastropi também é sinal de saúde e lazer quando se fala em esporte. O sindicato não deixa de lado as atividades sociais e esportivas para com o trabalhador. Um exemplo foi a realização do I Campeonato de Futsal da categoria que pertence a hotelaria.

O evento que mobilizou atletas do sintshogastropi ocorreu no inicio do ano, em 25 de janeiro a seis de abril. No entanto, quem não participou deste primeiro momento vai poder estar presente no segundo campeonato, que foi confirmado pela organização, mas que ainda está em negociação quanto a data de abertura.

Falando sobre o campeonato, Gilva de Araújo, organizador das atividades esportivas, disse que o I Campeonato de Futsal foi decorrente as comemorações dos 20 anos de Sintshogastropi. “A participação foi impressionante, os trabalhadores estavam mesmo gostando do evento, e isso percebemos pelo número de atletas que estavam nos jogos”, comentou Gilvan.

Foram ao todo 20 times convidados e se inscreveram 17, que estavam no quadro das atividades esportivas. Os prêmios foram desde troféus a medalhas para todos que disputaram o I Campeonato. 44 jogos e 12 trabalhadores por cada equipe chegando ao número de 240 trabalhadores que participaram do futsal.

“No sintshogastropi já tinha acontecido anteriormente jogos, mas somente torneios, esse foi o I Campeonato da categoria” afirmou o organizador.

O campeonato acontecia nas segundas-feiras, terças e quartas-feiras. O I Campeonato de Futsal seguiu as mesmas regras da Federação Brasileira de Futsal. “Priorizamos pela ordem e normas oficiais, pois achamos que dessa forma iria dar credibilidade ao evento e torna-lo sério” acrescentou Gilvan.

O Campeonato ocorreu nos ginásios da Semel ao lado do Verdão e no ginásio Tiradentes.