quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Sintshogastro-PI em Brasília na luta pela redução da Jornada de Trabalho

Dia 11 de novembro do ano corrente de 2009, o Sintshogastro-PI foi com seu presidente, José Maria, diretora Cláudia Rodrigues e Auxiliar Administrativa, Gianni Carla, à VI Marcha em Brasília para participar da passeata na Esplanada dos Ministérios reivindicar a Redução da Jornada de Trabalho.




A Marcha trata da votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduz de 44 para 40 horas a jornada semanal dos trabalhadores. Cerca de 20 mil trabalhadores estiveram unidos na luta, segundo a Polícia Militar.
O presidente do Sintshogastro-PI,José Maria, esteve também reunido em Assembléia com a direção da Contratuh, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade, que representa a classe dos hoteleiros.
Para os diretores do Sintshogastro-PI, a Marcha da Classe Trabalhadora é importante no sentindo de unir todas as categorias e centrais sindicais por uma luta comum, onde todos estão na mesma sintonia.
Veja fotos do Sintshogastro-PI na VI Marcha dos Trabalhadores em Brasília:
- Diretora do Sinstshogastro-PI com o Metre Anselmo do Hotel San Marcos
- Diretora do Sintshogastro-PI, Claúdia e Auxiliar Administrativa do Sinthosgastro-PI Carla com trabalhadoras do Sindicato dos Hoteleiros de Fortaleza, Marcilene e Rita de Cássia.
- Assembléia com Contratuh - Presidente do Sinstshogastro - PI, José Maria participa.

- Presidente do Sintshogastro-PI, José Maria com o Presidente do Sindicato Hoteleiro de Canindé - (CE), Vagner.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Sintshogastro-PI representa o Piauí na Marcha pela redução da jornada de Trabalho em Brasília

Os presidentes das centrais sindicais se encontraram no dia 11 de novembro com o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, e com o presidente do Senado, José Sarney, para tratar da votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduz de 44 para 40 horas a jornada semanal dos trabalhadores.

Cerca de 20 mil trabalhadores, segundo a Polícia Militar, participaram de passeata na Esplanada dos Ministérios para reivindicar a redução da jornada. Entre as categorias o Sindicato "Sintshogastro- Piauí que representa os trabalhadores de bares, restaurantes e similares de Teresina também participaram do evento.

As centrais querem que Michel Temer tente conciliar as negociações entre trabalhadores e empresários e chegue a uma proposta comum para ser colocada em votação. Segundo o presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva, os empresários são contrários à redução da jornada.

O presidente do Senado, José Sarney, afirmou que é a favor da PEC e que colocará o projeto em votação tão logo chegue à Casa. Segundo o presidente da Força Sindical, Sarney lembrou que foi em seu governo, em 1988, quando era presidente da República, que foi reduzida a jornada semanal de trabalho de 48 para 44 horas, em vigor atualmente.

O presidente da CUT, Artur Henrique da Silva Santos, afirmou que também foi tratado com Sarney a agilização da aprovação pelo Senado da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), já aprovada pela Câmara dos Deputados, por acordo de liderança.

O documento da OIT, segundo Arthur Henrique, estabelece negociação coletiva no setor público em todos os níveis, municipal, estadual e federal.

Ele afirmou que há greves que duram de dois a três meses apenas para que os trabalhadores consigam entregar uma pauta de reivindicações ao empregador. A Convenção 151, segundo defende Arthur Henrique, garante democracia nas relações dos trabalhadores com o estabelecimento de data-base e espaço para as negociações.

O presidente da CUT afirmou que, apesar de algumas diferenças ideológicas, as centrais sindicais sempre se unem para defender interesses comuns dos trabalhadores, como ocorreu hoje durante a 6ª Marcha da Classe Trabalhadora, realizada em Brasília. O evento, segundo ele, é uma mostra de maturidade política.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Começam as mobilizações sindicais para o Dia da Mulher. SINTSHOGASTRO participa do evento

O Sintshogastro-PI vai participar da Marcha das Mulheres, envolvendo organizações sindicais representada pela CUT – Central Única dos Trabalhadores. Aconteceu no dia 4 de novembro a primeira reunião entre CUT e representações sindicais de diversas categorias, entre elas destaca-se o Sintshogastro-PI que abrange a hotelaria, bares, restaurantes e similares, que possuem na sua grande maioria trabalhadoras femininas.

A próxima reunião será dia 17 de novembro na sede do Sintetro-PI, onde devem ser elaboradas e definidas datas e atividades que farão parte da programação do evento. A mobilização da Marcha da Mulher terá um calendário extenso quanto as atividades.A mobilização chama atenção para os problemas relacionados a mulher, como por exemplo a violência. O dia “D” da manifestação será no dia 08 de março, data que comemora o dia da Mulher.